A História da Milha...


A história da raça de Milla remonta ao século XIX. Todos sabemos que a medida é de origem anglo-saxã; mas na verdade tem suas origens no Império Romano.

Os romanos mediram todas as distâncias em etapas; e uma milha correspondia a mil passos (mille passus). Para eles, correspondia a um passo com o pé direito, seguido de outro passo com a esquerda, ao contrário de como "medimos" os passos de hoje. Cada etapa mediu 1,48 metros, com o qual uma milha era equivalente a 1480 metros (mil passos).

Durante séculos, essa medida foi amplamente utilizada na Europa, mas com o tempo, o sistema métrico prevaleceu e os mil metros não selaram a Milha.

Os primeiros registros da milha, nós viemos, obviamente do Reino Unido, onde o primeiro atleta a vencer essa corrida foi Charles Westhall, em Londres em 1852 e registrou um tempo de 4:28, a distância tornou-se popular e rapidamente houve grandes duelos atléticos em Manchester ou Cambridge.

Quase 100 anos depois, o britânico Roger Bannister, da Associação Atlética Amadora, quebrou a barreira dos 4 minutos (3:59.4); até então era considerado impossível para um ser humano viajar os 1609 metros abaixo de 4 minutos. Mais tarde, desta vez foi rebaixado várias vezes pelos ingleses.

Foto. Roger Bannister.

A Milha para o Mundo...


Na América
O mais importante do mundo: "A Milha da 5ª Avenida". Como o nome indica, é feito através de 16 blocos na 5ª Avenida e reúne os melhores expoentes do meio fundo mundial. Conta com a participação de mais de 5.000 corredores, distribuídos em série por categorias. Este ano de 2017, teve 7.000 finalistas.

Na Espanha
A milha não é uma distância regular em testes de rua. Mas há alguns exemplos que devemos destacar.

No verão, muitos organizam testes dessa distância para atrair corredores. É o caso de Carboneras, em Almería, ou Moraira, em Alicante. Também Moyuela, em Zaragoza, Valência. As mais importantes: Ibiza, Berango e Bilbao.

Na Argentina
O Quilômetro da Avenida Santa Fé, foi feito na década de 90 e a última edição foi em 2007. Esta corrida foi apenas para atletas de Elite, a participação foi a convite da organização. Um evento que foi muito esperado pelos corredores, significou uma grande honra e mérito faz parte dessa elite do atletismo

Foto. Federico Bruno e Belen Casetta.